Posted by : O Universo Fantástico sábado, 22 de junho de 2013

Medusa, junto com suas irmãs Esteno e Euríade, formavam as górgonas, filhas das antigas divindades do mar Fórcis e Ceto (ambos filhos de Gaia). Segundo a lenda, Medusa era uma das namoradas de Poseidon, o deus grego dos mares. Para irritar sua sobrinha Atena, por quem nutri sentimentos um tanto rancorosos, o senhor das tempestades marcou um encontro com Medusa no templo de Atena.


Descoberta por Atena, ela e suas irmãs, que a ajudaram a entrar no templo foram amaldiçoadas pela deusa da sabedoria. As trêa foram transformadas em seres reptilianos, com asas de morcego e serpentes no lugar dos cabelos.



Algumas versões do conto falam que suas faces ficaram tão grotescamente horríveis que qualquer um que olhasse para elas era transformado em pedra. Outras versões alegam que o rosto foi a unica parte do corpo que permaneceu normal, e que quando alguém olhava nos olhos delas, era transformado em pedra.





A maldição de Atena foi mais forte em Medusa do que em suas irmãs. Ela se tornou um monstro ctônico mortal, enquanto suas irmãs continuaram imortais. Ela foi morta pelo herói Perseu, que cortou sua cabeça para derrotar o Kraken. Depois, a cabeça da Medusa foi entregue para Atena, que fez com ela um escudo para Zeus. Do corpo decapitado nasceu o cavalo alado Pégasus e o gigante dourado Crizaor.

Livro Percy Jackson e os Olimpianos - O ladrão de raios

A Medusa foi o quarto monstro que Percy enfrentou em O ladrão de raios. Ela drogou o filho de Poseidon e pretendia fazer uma estatua dele para ficar admirando e lembrando de Poseidon. Depois ela transformaria Groover em pedra por ter batido nela com um pau.



Ah! Lógico... ela destruiria Anabeth, filha de sua eterna inimiga Atena. Mas antes disso, Percy usa uma bola de vidro para ver o reflexo do monstro e corta sua cabeça.

Para irritar os deuses do Olimpo ( e mostrar à seu pai Poseidon do que era capaz ), Percy despacha a cabeça da Medusa para o Olimpo. Quando regressa da missão, encontra a caixa com a cabeça da górgona em sua casa, em sua cama. Ele se oferece para transformar seu padrasto em pedra, com raiva de descobrir que ele batia nela, mas ela não permitiu.

Percy entrega a cabeça para sua mãe Sally Jackson, que a usa para se livrar do marido Gabe Cheiroso. Com o dinheiro que consegue vendendo o padastro de Percy, ela entra para o sonhado curso universitário de literatura.

Filme Percy Jackson e os Olimpianos - O ladrão de raios

No filme, Percy, Groover e Anabeth encontram a loja da Medusa. Eles se perdem um do outro no jardim da górgona, encontrando várias estatuas de pedra. É Groover quem descobre que estão no covil da Medusa, depois de ver uma estatua de pedra de seu tio Ferdinando. Percy corta sua cabeça enquanto ela se distrai olhando o próprio reflexo em um celular.


Quando se deparam com a Hidra, Groover usa a cabeça decepada da górgona para transformar o monstro a Hidra em pedra.



Leave a Reply

O que achou deste post? Dê sua opinião, assim você nos ajuda a melhorar!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © O Universo Fantástico - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -