Posted by : O Universo Fantástico sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Homem Morcego é sem dúvida alguma a maior influencia da DC no Universo Fantástico de heróis. Sendo em minha opinião, concorrente direto do Iron Man - Homem de Ferro da Marvel, Batman tornou-se um dos primeiros nomes que vem à cabeça das pessoas quando o assunto é heróis. Vamos então, saber um pouco desse cara.





Batman é um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditam ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932, e publicado, em maio de 1939, na revista Detective Comics #27. Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Batman foi co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger.


Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, mas foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou. Apesar de oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Frank Foster II, artista ligado a indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, foram considerados autênticos pela DC Comics.
Mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman tem como identidade secreta seu alter ego Bruce Wayne, empresário, playboy, bilionário e filantropo. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança, teria levado o jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revólver tornou-o averso a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado na figura que o amedrontava quando criança: morcego. 

Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime.


Histórico 


Através dos anos, a origem do homem morcego sofreu diversas revisões. Uniformes, parceiros e até a própria personalidade do Batman passou por mudanças. Outros aspectos, como a morte de seus pais e a sua busca por justiça, permaneceram.
Constante em todas as versões do Batman é o seu alter-ego: Bruce Wayne. Milionário, ou bilionário (dependendo da época), playboy, empresário e filantropo que optou por combater o crime em Gotham City após o assassinato de seus pais, o médico Thomas Wayne e sua esposa Martha Wayne.

Bruce Wayne

Bruce Wayne é um playboy irresponsável e superficial que vive da fortuna herdada dos pais (conquistada quando os pais de Bruce investiram em Gotham antes de a cidade tornar-se uma grande metrópole) e dos lucros obtidos pelas Empresas Wayne, uma grande empresa no ramo da tecnologia de ponta. 

Contudo, Wayne também é conhecido por suas contribuições para caridade, especialmente através da Fundação Wayne, fundação dedicada a ajudar vítimas de crimes e prevenir que pessoas tornem-se criminosas. Essa personalidade de Bruce Wayne foi inventada por ele para evitar que alguém desconfiasse de seu alter-ego, às vezes fingindo-se bobo e egoísta para que ninguém o descubra. 

Batman deixou claro que considera manter sua identidade secreta prioridade máxima, chegando a ficar perto da morte várias vezes para evitar mostrar suas habilidades em público como Bruce Wayne.



Na nova série dos quadrinhos Batman R.I.P, Bruce Wayne foi dado como morto e o cargo de Batman ficou vago. Existem pelo menos quatro concorrentes ao posto: Jason Todd, Dick Grayson,Tim Drake e Damian Wayne, o filho de Bruce Wayne. O próximo Batman será revelado na próxima minissérie: Batlle for the cowl.

Batman

Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age quando o usa tem o objetivo de intimidar seus adversários. Enquanto Bruce Wayne é despreocupado e irresponsável, Batman é frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando torna-se Batman, tanto para disfarçar como para intimidar.

Na verdade, Batman é a personalidade real na mente de Bruce Wayne. Em alguns momentos isso ficou bem claro. Em uma história em quadrinhos, Alfred pediu para que ele tirasse a máscara para ficar mais a vontade, Batman retrucou: "Às vezes eu fico mais confortável de máscara". Num episódio de Batman do Futuro, ficou claro que ele mesmo quando pensa, a sua subconsciência o chama de Batman. Mostrando que Batman que é a verdadeira personalidade e Bruce Wayne apenas uma fantasia.


Batman costuma atuar apenas à noite (e não durante o dia, como no seriado dos anos 1960), imitando os hábitos dos morcegos. Em histórias mais recentes, surgiu a ideia de Batman como uma lenda urbana.
O atual Batman foi revelado após a minissérie "Batlle for the Cowl": É Dick Grayson, o primeiro Robin, tendo como seu parceiro Damian Wayne como Robin.

ALIADOS





Robin
Robin, (Seu uniforme era amarelo,verde e vermelho)o menino prodígio, é o parceiro oficial do Batman Criado por Bob Kane e Bill Finger, em conjunto com Jerry Robinson, sua primeira aparição foi em 1940, na edição 38 da revista Detective Comics.



Já houve cinco Robins, seis se contarmos o Robin do futuro mostrado em O Cavaleiro das Trevas

  • Dick Grayson, o Robin original que fundou os Jovens Titãs e posteriormente tornou-se o Asa Noturna; 
  • Jason Todd (morto pelo Coringa em Morte em Família, por decisão do público; e ressuscitado por Ra's Al Ghul, posteriormente se tornando o vilão Capuz Vermelho em Batman Contra o Capuz Vermelho); 
  • Tim Drake, o Robin atual; Sthefanie Brow (a salteadora) por um breve período em Jogos de Guerra (quando foi demitida); 
  • Damian Wayne, filho do Batman, tornou-se Robin depois da morte do Batman
  • Carrie Kelly, o Robin da mini-série O Cavaleiro das Trevas.
Versões alternativas
Robin da Terra 2 foi um dos personagens que habitava a dimensão conhecida como Terra 2, onde os super-heróis começaram suas carreiras nos anos 30 e 40. Nessa versão, Dick Grayson não tornou-se o Asa Noturna, mantendo-se como Robin até mais velho.
O Robin da Terra 22, da série Reino do Amanhã de Alex Ross e Mark Waid, é Dick Grayson, que se opôs a Bruce Wayne no método de combate ao crime e assumiu o manto de Robin Vermelho.
Em 1986, na série The Dark Knight Returns, Frank Miller introduziu uma nova personagem para assumir o manto de Robin: Carrie Kelley, uma garota de 13 anos que salva Batmam de uma derrota iminente. A personagem foi posteriormente mencionada na série animada "The New Batman Adventures"


Asa Noturna

Asa Noturna é um codinome usado por um número considerável de super-heróis da DC Comics, sempre ligado ou ao Batman ou ao Superman. Atualmente, é Dick Grayson quem adota esse codinome.
Criado em 1940 por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, Dick foi o primeiro ajudante de Batman, sob a identidade de Robin. Mais tarde assumiu a identidade de Asa Noturna, desenvolvida por Marv Wolfman e George Perez em 1984.

Dick também foi o primeiro herói jovem a ser criado e o personagem que deu origem a criação de parceiros de super-heróis.
Dick redescobriu sua autoestima entre os Titãs. Batman, no entanto, não ficou satisfeito. Ele informou Dick que, se ele não queria mais ser seu parceiro, ele teria que deixar de ser Robin. Dick deixou a Mansão Wayne, após estas precipitações. Tornou-se então o Asa Noturna, a frente dos Titãs.
Na série animada Justiça Jovem, Dick faz parte da Liga da Justiça e está na liderança da 2ª equipe da liga, junto com Tim Drake, o novo Robin.

Bat Girl

Batgirl (ou Batmoça), é o nome de algumas personagens de ficção quadrinhos pertencente ao universo da DC Comics, parceira de Batman e de Robin. A mais conhecida Batgirl foi Barbara Gordon. filha do Comissário Gordon, que depois de ser baleada pelo Coringa e perder o movimento das pernas, tornou-se a Oráculo, estrategista que auxiliava os heróis. Formou o grupo Aves de Rapina.

Também foram Bat Girl:
Bette Kane - primeira Batgirl. Depois, integrou os Titãs com a identidade de Labareda. Sobrinha de Kate Kane, Batwoman.
Cassandra Cain - Entrou no lugar de Bárbara Gordon, filha de Cain, um dos professores de Batman. Passou o manto para Stephanie Brown.
Stephanie Brown - Anteriormente conhecida como Salteadora, Stephanie já assumiu o manto de Robin e posteriormente foi a escolhida para ser a nova Batgirl.

Batwoman

Numa história do Batman na revista Detective Comics nº233, de 1956, aparecia Kathy Kane (batizada em homenagem ao criador do Batman, Bob Kane), uma ex-acrobata de circo que, ao ficar rica, decidiu combater o crime sob o codinome de Batwoman. Embora tenha aparentemente se aposentado ao final de sua primeira história, ela voltou a aparecer nas histórias do Batman até 1964.


No filme Artistas e Modelos, protagonizado por Jerry Lewis em 1955, surge pela primeira vez uma Mulher-Morcego (Bat-Lady), e foi essa personagem que serviu de inspiração para a personagem que viria ser Kathy Kane.
Em 2006 a DC Comics trouxe de volta a Batwoman na forma de Kathy "Kate" Kane, na minissérie 52. O nome é uma clara homenagem à Batwoman da Era de Prata. Esta Batwoman teve seu visual criado por Alex Ross.
A atual Kate Kane é lésbica e teve um romance no passado com Renee Montoya. Uma ironia do destino, uma vez que a primeira Batwoman foi criada para afastar os rumores de homossexualidade de Batman, gerados pelo livro A Sedução do Inocente, do psiquiatra Frederic Wertham.

Robin Vermelho

Robin Vermelho é uma identidade utilizada por diferentes personagens de historias em quadrinhos, da editora americana DC ComicsA primeira aparição do personagem acontece durante a publicação da série "Reino do Amanhã", quando no futuro, Dick Grayson assume novamente o título de Robin.


Após a minissérie "Batman R.I.P."Bruce Wayne foi dado como morto. No entanto, convencido de que ele ainda vive, Tim sai em sua busca de seu mentor e assume a identidade do Robin Vermelho.

Batwing

Batwing, cujo nome real é David Zavimbe, foi criado pelo escritor Grant Morrison dentro das páginas de Batman Incorporated , antes de começar sua própria homônima série. Dentro da série, Batwing luta contra todos os super vilões internacionais da República Democrática e a força policial corrupta do Congo. 




Batwing expande o Universo DC, atuando na África, tornando David Zavimbe tanto o primeiro Batman de cor morena, e um dos poucos heróis liderando uma série fora dos Estados Unidos.

Séries Animadas

Animes

Filmes Animados



Grupos dos quais Batman fez parte, na ativa ou como conselheiro:


  • Aves de Rapina  
  • Bat-Família  
  • Liga da Justiça  
  • Novos Titãs  
  • Renegados

Leave a Reply

O que achou deste post? Dê sua opinião, assim você nos ajuda a melhorar!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © O Universo Fantástico - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -